Loading...

sábado, 26 de março de 2011

Anunciado primeiro posto de combustível espacial

A estação, prevista para ser lançada em 2015, oferecerá reabastecimento de combustível e pequenos reparos
16 de Março de 2011 | 12:44h

Duas empresas de satélite anunciaram um acordo para lançar a primeira nave espacial projetada para reabastecer outros satélites em órbita.

O "posto de combustível espacial" se chama Space Infrastructure Servicing (Infraestrutura de Serviço Espacial, SIS) e será criado pela empresa canadense MacDonald, Dettwiler and Associates Ltd. (MDA). Algumas companhias, como a Intelsat, já assinaram o contrato de prestação de serviços, pagando mais de US$ 280 milhões nesse período para ter seus satélites reabastecidos.

O plano oferece a opção de prolongar a vida dos satélites que estão em órbita, já que, quando o combustível acaba, todo o material vira lixo espacial. Além deste serviço, a SIS também inspecionará naves espaciais, oferecendo reboque e pequenos reparos. O melhor é que tudo isso será feito com a ajuda de um braço mecânico.

A MDA estima que levará cerca de quatro anos para construir o novo satélite. A empresa planeja lançá-lo em 2015 e colocá-lo perto da órbita geoestacionária - ponto de latitude zero que acompanha a rotação da Terra - a 36.000 km acima do planeta, onde muitos satélites comerciais circulam.

fonte : http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/anunciada_primeiro_posto_de_gasolina_espacial

Nenhum comentário:

Postar um comentário