Loading...

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SISTEMA PRODUTIVO - Aula 2

SISTEMA PRODUTIVO
Entrada (cuidar e utilizar os recursos)
Sistema (transformar, com esforços e sofrendo as pressões)
Saída (realizar no tempo correto)

LOGÍSTICA: Um sistema dividido em três subsistemas:
1.       Suprimento
2.       Processo
3.       Distribuição (saída)

Definições para SISTEMA:
a.      Um sistema é um todo que não pode ser separado sem que ocorra perda de suas características essenciais e, por isso, deve ser estudado com um todo. (Russel Ackoff)
b.      Um sistema é um conjunto de partes inter-relacionadas que existem para atingir a um determinado objetivo. Todo sistema é constituído de vários subsistemas. (Chiavenato)

Objetivo da logística: Certo (momento, quantidade, prazo); adequado (custo, qualidade).

SISTEMA LOGÍSTICO
Fornecedores > Suprimentos | Produção | Distribuição > Clientes
Dentro deste sistema temos vários subsistemas que normalmente são gerenciados em dois grupos: suprimentos e distribuição.
Por sua vez esses são compostos por várias atividades que geram informações (informação é o principal componente para funcionamento destes subsistemas) para toda a cadeia.

Supply Chain: Integração total entre a cadeia de fornecedores e a cadeia de clientes (só é possível através do emprego de tecnologia)

LOSGÍSTICA EMPRESARIAL
Fontes de suprimentos > Plantas/ Operações (suprimento físico)
·         Atividades envolvidas: transportes; manutenção de pedidos; aquisição; embalagem protetora; armazenagem; manuseio de materiais; manutenção de informações
Plantas/ Operações > Clientes (distribuição física)
·         Atividades envolvidas: transportes; manutenção de estoques; processamento de pedidos; programação de produto; embalagem protetora; armazenagem; manuseio de materiais; manutenção de informações

DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA
Logística é o processo de planejar, implementar e controlar  de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

DEFINIÇÃO de LOGÍSTICA (básica)
“Colocar o produto certo, no local correto, no momento adequado e ao menor preço possível. Desde as fontes de matéria prima até o consumidor final” (Ballou – 93)

O QUE É ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS?
·         Administração de materiais é uma função coordenadora responsável pelo planejamento e controle do fluxo de materiais. É uma área da empresa que pode fazer muito para melhorar os lucros de uma empresa, através de atividades de apoio.
·         O conceito de se ter um departamento responsável pelo fluxo de materiais a partir do fornecedor, passando pela produção até o consumidor, é relativamente novo. Embora muitas empresas tenham adotado esse tipo de organização, há ainda diversas que não o fizeram. Se as empresas desejam minimizar seus custos totais nessa área e prover melhor nível de serviços ao cliente, devem agir desse modo.
·         O nome geralmente dado a essa função é administração de materiais. Outros nomes incluem planejamento e controla da distribuição e administração da logística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário