Loading...

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Evolução Histórica da Logística

http://www.youtube.com/watch?v=3-JU6Kavcxw


ORIGEM ...

A logística empresarial é um campo de estudos relativamente novo da gestão integrada, em comparação com os campos tradicionais de finanças, marketing e produção.
As atividades de logística têm sido praticadas por indivíduos há muitos anos. As empresas também têm se engajado continuamente em atividades de movimentação-armazenagem (transporte-estoque). A novidade neste campo resulta do conceito de gerenciamento coordenado das atividades relacionadas, em vez da prática histórica de gerenciá-las separadamente, e do conceito de que a logística adiciona valor aos produtos ou aos serviços que são essenciais para as vendas e a satisfação dos clientes. Embora o gerenciamento coordenado da logística não tenha sido praticado até pouco tempo, esta idéia remonta de, pelo menos, 1844. Nos escritos de Julie Dupuit, engenheiro francês, a idéia de substituir um custo pelo outro (custos de transporte por custos de estocagem) era evidente na escolha entre transporte rodoviário e aquaviário. O fato é que o transporte rodoviário, sendo mais rápido mais confiável e menos sujeito a perdas e danos, possui vantagem a qual os comerciantes freqüentemente atribuem um valor considerável.

Conceitos DA PALAVRA Logística.

A palavra logística é de origem francesa LOGISTIQUE , do verbo GREGO loger, que na realidade significa alojar. O termo é de origem militar e significa a arte de transportar, abastecer e alojar tropas. Com o passar do tempo, o significado foi se tornando mais amplo, passando a abranger outras áreas como a gerência de estoques, armazenagem e movimentação.(Journet M. 1998: 18)
A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar a lucratividade presente e futura através dos pedidos a baixo custo.
"A logística consiste em uma técnica e, ao mesmo tempo, uma ciência que suporta a realização dos objetivos empresariais, a programação dos mesmos e consecução, serve para management, o engineering e as atividades técnicas nos temas solicitados, o projeto, o fornecimento e a preservação dos recursos" (Sole - Society of Logistic Engineers)1.
"A logística é um processo de elaboração, implementação e controle de um plano que serve para maximizar, da produção ao consumo, enfrentando custos a eficiência e a eficácia do fluxo e da gestão das matérias-primas, semi-acabados, produtos acabados e informações; tudo isso deve ser conforme às exigências dos clientes" ( Council of Logistics Management)1.
"É um processo com o qual se dirige de maneira estratégica a transferência e armazenagem de materiais, componentes e produtos acabados, começando dos fornecedores, passando através das empresas, até chegar aos consumidores" (Martin Christopher)1.
Como se pode observar em cada uma dessas definições, a logística não é entendida somente como distribuição física aos cliente de produtos e artigos comerciais, num maior âmbito, ela se ocupa da oferta, por parte das empresas de produtos, de artigos comerciais e serviços. Em alguns casos, a logística é considerada como um "sistema de distribuição física".
Além disso, é necessário que a logística seja concebida como uma atividade de suporte em todos os campos, para incrementar e solidificar o faturamento e as quotas de mercado das empresas.

 Definição de dicionários do termo logística

O ramo da ciência militar que lida com a obtenção, a manutenção e o transporte de matérias, pessoal e instalações.
Esta definição põe a logística no contexto militar. Na medida em que o objetivo e as atividades das empresas diferem daquelas dos militares, essa definição não captura a essência da gestão da logística empresarial. Uma melhor representação do campo pode ser refletida na definição anunciada pelo Conselho de Administração Logística (CLM – Council of Logistcs Management), uma organização profissional de gestores de logística, professores e práticos, formada em 1969 com o propósito de oferecer educação continua e fornecer o intercâmbio de idéias. Sua definição de logística é:
Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matéria-prima, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.
Essa é uma excelente definição com duas exceções. Primeira, ela causa impressão de os profissionais de logística estarem apenas preocupados com a movimentação física de mercadorias. Na realidade, muitas empresas que produzem serviços em vez de produtos físicos têm substanciais problemas de logística, e pode beneficiar-se de uma boa gestão logística também. Segunda, a definição do CLM implica que os profissionais de logística estão preocupados com o fluxo de mercadorias de e para a sua empresa. Esta responsabilidade parece estender o fluxo de produtos ao processo produção também. Os profissionais de logística provavelmente não lidam com os detalhes do processo de produção, tais como controle de estoque em processo de produção, programação de máquinas ou controle de qualidade das operações, e exclui os de manutenção incluída no conceito militar de logística.
A missão do profissional de logística é fornecer mercadorias e serviços a clientes de acordo com suas necessidades e exigências da maneira mais eficiente possível. Colocada de outra forma a missão da logística é:
A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário